São Carlos: a cidade ideal

Conhecida internacionalmente como a capital brasileira da tecnologia, São Carlos é a cidade ideal para se iniciar uma carreira científica. Aqui estão duas grandes universidades públicas (USP e UFSCar), dois centros de pesquisa da Embrapa (Instrumentação e Pecuária Sudeste), mais de 200 empresas de tecnologia e grandes indústrias multinacionais, como a Faber Castell e a Volkswagen.

O município tem cerca de 210 mil habitantes e fica a 240 quilômetros a noroeste da capital estadual, São Paulo. É também conhecido por abrigar um doutor para cada 180 habitantes, o maior índice proporcional do Brasil. O clima é ameno e os indicadores de desenvolvimento social estão entre os melhores do país.

Para os estudantes, a cidade oferece diversas opções culturais e de lazer, como fazendas históricas, museus, parques ecológicos, observatório astronômico, cineclubes e um animado circuito de bares e casas noturnas. A programação do SESC São Carlos é também destaque, com apresentações artísticas e oficinas culturais.

No campus da USP, há o Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER), com quadras, piscinas, academia, campo de futebol e um ginásio de esportes, onde são praticadas mais de 15 modalidades esportivas, em parceria com a “Atlética” do O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  (CAASO).

Outras facilidades encontradas por quem vem estudar na USP de São Carlos são o restaurante universitário, convênio médico com a Unimed, alojamento estudantil, auxílio social para moradia e alimentação, além de programas de monitoria, bolsas de estudo e intercâmbio com universidades do Brasil e do exterior.

Conheça mais sobre a cidade nos links a seguir