Mercado de trabalho

O curso de licenciatura é requerido, por exemplo, em todos os concursos públicos para cargos de ensino na educação básica, área em que há um grande déficit de professores de ciências e matemática. Mas o mercado de trabalho para os licenciados em Ciências Exatas vai muito além das escolas públicas e privadas de ensino médio e fundamental.Os educadores egressos do curso também podem atuar em centros educacionais, como os ligados ao Sistema “S”, composto por SESC, SESI, SENAC e SENAI, bem como planetários, centros de difusão, museus de ciência, cursos pré-vestibulares, universidades e outras instituições de ensino superior, na função de docentes e pesquisadores.

Em todas essas áreas, há um campo de atuação abrangente, diversificado e crescente, em função da necessidade de qualificação e ampliação das diversas modalidades de educação, sobretudo com foco em ciências e matemática. Nesse sentido, o curso de licenciatura da USP em São Carlos procura formar um profissional diferenciado, versátil e de alto nível, capaz de atender a essa demanda estratégica do país.

A média salarial de professores do ensino fundamental que atuam em escolas públicas do estado de São Paulo, em início de carreira, é de aproximadamente R$ 1,4 mil mensais, por 30 horas de aula semanais. Nas escolas particulares, essa média é bastante variável, podendo ultrapassar os R$ 5 mil nas melhores instituições.

Outra possibilidade para os formandos é ingressar na pós-graduação, em programas de mestrado e doutorado em áreas de ciência e educação. Essa opção abre oportunidades inclusive para a realização de pesquisas em universidade do exterior, com bolsas de estudo financiadas por agências de fomento, como a Fapesp e o CNPq.

Visite a empresa IFSC Jr. e conheça algumas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.