O curso

O curso de bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares representa o conjunto de conhecimentos que governam as propriedades das moléculas biológicas, suas interações no nível celular e nos sistemas vivos a partir de uma abordagem física.

Durante o curso, o aluno recebe uma formação sólida em física básica, atômica, molecular e quântica, permitindo um conhecimento aprofundado das leis físicas e químicas que governam a matéria e sua estrutura, focadas nas propriedades das moléculas biológicas. A interdisciplinaridade é uma característica essencial do curso, que tem como eixo central os conhecimentos profundos sobre estrutura da matéria, radiação eletromagnética e seu uso como ferramenta para o estudo da matéria biológica. A esse núcleo curricular somam-se disciplinas sobre planejamento e modelagem biomolecular, biossensores, tecnologia enzimática, caracterização de biomoléculas e, por fim, um núcleo de bioinformática, com análise de sequências gênicas, reconhecimento de padrões, sistemas inteligentes e mineração de dados. Assim, essa formação exige, além da física, conhecimentos em matemática (fundamental e avançada), química (bioquímica e química medicinal), biologia (molecular, celular e estrutural) e bioinformática. O empreendedorismo é uma vertente estimulada no curso e, visando aproximar a Universidade do mercado de trabalho, foi implementado recentemente o estágio em empresa, que busca ajudar no entendimento das demandas deste mercado.

Um grande diferencial de nosso curso é que desde seu início, nossos alunos são estimulados a fazer iniciação científica, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de pesquisa por parte dos alunos levando-os a descoberta científica, e o convívio com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. Bolsas de iniciação científica estão disponíveis através de várias agências governamentais (CNPq, Fapesp, etc). Além disso, há vários programas que contemplam o intercâmbio internacional para eventos ou estágios no exterior.