Currículo

Ao lidar com leis universais, a física envolve conhecimentos em praticamente todas as ciências exatas e da natureza, como biologia, química, matemática, computação, engenharia e várias outras.

O currículo do curso de Bacharelado em Física do IFSC difere-se entre as opções por habilitação em Física Teórico-Experimental e Óptica e Fotônica, que é feita pelo aluno ao final do segundo período do curso. No total, o curso oferece 2.670 horas de aulas, durante oito semestres. Na primeira habilitação, há 300 horas atribuídas a trabalhos feitos pelos estudantes e, na segunda, 180 horas.

Nos dois primeiros semestres são oferecidas disciplinas fundamentais, de caráter geral, como física, laboratório de física, panorama da física contemporânea, cálculo, introdução à programação de computadores, álgebra linear e química. Nas séries seguintes, o currículo passa a refletir conhecimentos mais específicos de cada habilitação. Confira a grade curricular completa para habilitação em Óptica e FotônicaInformática e Teórico-Experimental.

No caso do programa de Física Teórico-Experimental, essas disciplinas incluem eletromagnetismo, mecânica clássica, eletrônica, termodinâmica, física matemática, física moderna, biofísica, astronomia e astrofísica, mecânica quântica, biofísica, ressonância magnética, espectroscopia, cristalografia, óptica quântica, física nuclear, entre outras.

No programa de Óptica e Fotônica, enfocam-se conhecimentos em vibração e ondas, estado sólido, laboratório avançado de física (incluindo práticas com raios-x), desenho óptico, técnicas de fabricação óptica, métodos computacionais para a óptica, óptica física, espectroscopia óptica, lasers e aplicações, comunicações ópticas, dispositivos ópticos, além de treinamento profissional.