O curso

Se você pretende ter uma formação abrangente nas diversas áreas da física, com seus conceitos e aplicações, o
curso de Bacharelado em Física do IFSC é uma excelente opção. Daqui saem alguns dos melhores profissionais brasileiros envolvidos com pesquisa, docência e desenvolvimento de novas tecnologias.

“A formação do bacharel é mais profunda nos aspectos da física moderna e pretnede preparar um profissional mais dedicado à pesquisa”, explica o professor Vanderlei Bagnato. “O bacharel é capaz de atuar em todas as áreas da física, enquanto nas especialidades esta atuação é mais restrita.”

Os estudantes do curso podem optar por habilitações em Física Teórico-Experimental (que envolve, por exemplo, semicondutores, metais, polímeros e outros materiais, cristalografia, ressonância magnética e biofísica) ou Óptica e Fotônica (com aplicações voltadas ao setor biomédico e o desenvolvimento de dispositivos ópticos avançados).

O curso de Bacharelado em Física do IFSC está diretamente ligado às pesquisas realizadas no instituto. Entre esses trabalhos estão estudos pioneiros ou inovadores sobre spintrônica, métodos teóricos para análise de matéria condensada e comportamento de gases em regime quântico, além do desenvolvimento de um relógio atômico de altíssima precisão e de diversos sistemas de diagnóstico médico por ressonância magnética e métodos ópticos.